Tô Grávida #03: Melhores Alimentos para a Gravidez

24 dezembro 2014 | 10:30 1 comentário

Não quero ficar 'monotemática', mas como é uma fase que estou vivendo, o assunto gravidez vai aparecer vira e mexe por aqui. Fechado? 
E hoje quero dividir com as 'gravidinhas de plantão', umas dicas incríveis que tô aprendendo nesse livro: 



100 Melhores Alimentos para a Gravidez

O livro é dividido em 5 partes:
- Fertilidade e Conceção
- Primeiro Trimestre
- Segundo Trimestre
- Terceiro Trimestre
- Nutrição Pós- Natal

Vou dividir com vocês alguns alimentos que me chamaram atenção na fase que estou agora e que são de fácil acesso: Segundo Trimestre (14 a 27 semanas).

Beterraba
- Uma das melhores fontes alimentares de ácido fólico 
- A betacianina e a betaína ajudam a proteger o ADN de danos, minimizando o risco de doenças congênitas
- A betaína ajuda na desintoxicação que previne enxaqueca, cansaço e náuseas
- O potássio ajuda a regular a pressão arterial e previne a retenção de líquidos
- A sílica atua em conjunto com outros nutrientes ósseos promovendo a saúde do esqueleto da mãe e do bebê

Carne de Vaca
- As vitaminas B e os minerais regulam os hormônios, dão energia que sustentam a mãe e o bebê - físico e mentalmente
- Contém ferro e vitamina B12 para sustentar a necessidade crescente de novos glóbulos vermelhos
- A coenzima Q-10 gera energia nas células, principalmente  para o coração do feto que está em crescimento
- O zinco e o selênio ajudam a manter o corpo limpo

Cebolinha Verde
- O enxofre depurativo remove as toxinas das células através do fígado e facilita a absorção de nutrientes
- O enxofre e a vitamina C e A ajudam a gerar colágeno para a continuação do crescimento  
- A vitamina K e o fósforo auxiliam a mineralização do cálcio nos ossos
- Ajudam a prevenir tosse e constipação, que podem ser mais difíceis de passar durante a gravidez

Grão de Bico
- Possui proteínas que ajudam no crescimento do bebê e mantém os fluidos equilibrados 
- Os hidratos de carbono, as fibras e as vitaminas B asseguram os níveis de energias sustentáveis para ajudar a reduzir os desejos por açúcares e quebras de energia e humor
- Ajuda na imunidade

Morangos
- A vitamina C permite a absorção do ferro necessário para produzir novos glóbulos vermelhos para 'alimentar' o bebê
- Contém vitamina C e Ácido Fólico que ajudam no crescimento do feto e também a prevenir e reduzir as estrias
- A proantocianidina atua com a vitamina C para ajudar a prevenir sintomas de má circulação, tais como hemorragias nasais e hemorróidas.


Pepino
- Contém água, potássio e magnésio, que são hidratantes e ajudam a regular a pressão arterial
- A sílica protege a estrutura da pele à medida que cresce e expande
- O potássio, a vitamina C e o ácido cafeico podem ter um efeito positivo nos inchaços que surgem durante a gravidez
- O ácido cafeico favorece a imunidade, reduz as inflamações e ajuda as infecções fúngicas

Confesso que amo saber dos 'poderes' dos alimentos e invisto pesado nos que me fazem bem!
O livro é bem legal e ajuda muito as gravidinhas perdidas.

Sei que é um post 'bem direcionado' e foge um pouco do dia a dia do AT, mas espero - de coração - que tenha ajudado alguém!
Qualquer dúvida é só falar ;)

1 comentários:

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Anônimo
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7 de janeiro de 2015 15:55 delete

Oi, estou grávida de 18 semana adorei suas dicas. Muito luz pra você e seu bêbe

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