Trip Tips | Atacama: Gêisers del Tâtio

02 julho 2014 | 11:00 Nenhum comentário

Buááááá! E chegamos ao último passeio em San Pedro de Atacama.
E ficou para o final o dia 'mais tenso': Gêisers del Tâtio!
Para começo de conversa, é tenso porque te pegam no hotel às 04:30! Sim! QUATRO E MEIA DA MANHÃ...Tem que ser esse horário, pois é um pouco distante (+/- 01:30 de ônibus) e tem que chegar quando o sol estiver nascendo. 
Além disso, é friiiiiiiio pra burro! Quando fui estava marcando -6º! ouuuchhhh!

Mas....Apesar dos perrengues, vale a pena e será certamente uma experiência pra lá de única.



Para começo de conversa, as pessoas te assustam muito para esse passeio! Dizem para ter uma alimentação leve e não beber no dia anterior, pois os Campos Geotérmicos ficam bem altos (+ de 4.300m) e pode rolar um soroche...Confesso que não fiz nada que me recomendaram! Comi um lomo a lo pobre e tomei meu vinhozinho na noite anterior, bem cedo, é claro!
Eu me conheço e sei que não costumo passar mal, mas se você é do tipo que enjoa e outras coisitchas mais, indico que siga a risca todas as recomendações! Além da altitude, dizem que a estradinha para chegar lá é bem 'complexa'!rs Eu não vi, pois dormi o caminho todinho.




Chegando lá, você se depara com uma paisagem surreal! Um céu ainda branco que em poucos minutos ficará lindamente pintado de azul, e vários 'buracos' no solo jorrando água e saindo fumaça.
Nunca tinha visto ao vivo nada igual e 'duvidava' que funcionasse de fato daquela maneira.



Os geisers são o encontro da água de rios subterrâneos com o magna, que aquece a água e quando evaporar busca uma saída para diminuir a pressão. Dai surgem essas 'fumarolas', algumas são bem pequenas, outras ultrapassam os 15m.
E na baixa temperatura da manhã o vapor se torna mais visível. Quando o sol está mais forte e a temperatura mais alta, eles vão ficam mais imperceptíveis.



Fiquei nessa área algum tempo e logo depois tomamos um café da manhã no ônibus que tínhamos levado - quando você sai antes do café da manhã, o hotel prepara um box com sanduíche e frutas - e o pessoal do ônibus também serve café/chá quentinho com pão e ovos cozidos! Beeem acalentador!



Depois dali passamos para a parte 'mais exótica' do tour! A Piscina Termal! Sim.... No meio desse frio todo, tem uma 'piscina' com água em média a 40º. 
A maioria dos gringos já estavam de roupa de banho por baixo e começam a se despir e ficam lá 'de molho'. 
Eu neeeeem morta que ousei! Continuei com todas as minhas roupinhas quentinhas....Aliás, acho que nenhum brasileiro foi - tinham muiiitos por lá!




Para quem gosta de fotos, no caminho rola algumas paradas mágicas! Eu desci todas as vezes e fotografei TUDINHO.


Na volta ao hotel, paramos em Machuca. Um povoado praticamente 'fantasma' que o pessoal faz uma 'boquinha'.
Rola espetinhos de lhama (oi?) e umas empanadas/pastéis...Para minha sorte, tinha sobrado café da manhã e não me aventurei!
Não tem muita coisa por lá...Só uma rua com casinhas de barro, uma igrejinha e aves lindas. Mas vale a parada.


Fiquem com o último vlog de San Pedro.

Foi uma viagem mágica e superou todas as minhas expectativas! Espero que tenho conseguido transmitir um pouco para vocês. 
Indico muito! Se um dia tiver a oportunidade de ir, não deixe passar.

Por fim, os créditos do look CHEIO DE CAMADAS! Do que tá visível, né?rs
Moletom e Luvas: The North Face (Chile) | Casaco: Quechua na Decathlon | Calça: H&M (Portugal) | Tênis: Timberland | Gorro: Renner | Óculos: Marc by Marc Jacobs