Trip Tips | Atacama: Salar de Atacama + Lagunas Altiplânicas
Ai ai ai ai ai.... Os passeios do segundo dia em San Pedro de Atacama, foram sem dúvidas os meus preferidos.Saímos por volta das 08:00 para conhecer o Salar de Atacama e as Lagunas Altiplânicas.
Na ida, a primeira parada foi Toconao, um povoado que fica a 38km de San Pedro. Não tem muiiita coisa por lá.
Parei no 'centro' da cidade, conheci a Igreja e a pracinha que fica em frente com algumas lojinhas de souvenir.
Infelizmente não vi nenhum flamingo de perto :( Tinha bem poucos por lá e bem distante do 'mirante'.
Uma paisagem MUITO diferente e atípica. Um céu azul de doer de lindo, sem nuvem nenhuma e uma área super extensa do salar e de algumas lagoas. Uma paisagem no mínimo, intrigante.
Além do flamingos, tem várias outras aves andinas por lá. Uma mais linda e encantadora que a outra!
Só um comentário...Esse salar não tem aquele sal extenso, fino e lisinho - tipo o Salar de Uyuni na Bolívia -, por conta da evaporação das águas salinas subterrâneas que fazem essas formações, que de longe até parece pedra!
Ficamos alguns bons minutos por lá, observando a paisagem e curtindo os animais.
Na saída do Salar, no caminho das Lagunas, parei na beira da estrada para fotografar o povoado de Socaire. Que é suuuper pequeno, mas rende umas boas fotos!
Lá a altitude já é mais cruel...Uma boa preparação para os 4.000 metros das Lagunas Altiplânicas.
O caminho das Lagunas Altiplânicas é chatinho e meio tenso...Mas encantador!
Parei na primeira área que apareceu gelo/neve para algumas fotinhos. O contraste da natureza é inacreditável! Aquele sol forte, com vento e neve.
Além da paisagem única, esbarramos com alguns animais: Vicunhas - uma 'prima' das lhamas - e até com uma raposa, que para a nossa sorte, ficou lá posando por alguns minutos.
Depois desse 'longo' caminho, chegamos enfim no principal ponto do tour: Lagunas Altiplânicas!
E gente...JURO! Nunca vi paisagem tão linda em toda a minha vida! É um momento mágico e único.
Lá é o encontro das Lagunas Miscanti e Miñiques, e esse lugar incomparável, se deu pela erupção do Vulcão Miñiques a um milhão de anos atrás e fez com que as águas estancassem ali. Uma água inacreditavelmente azul de margem super branca.
Não tenho mais adjetivos para descrever...É simplesmente uma perfeição da natureza que merece ser vista e revista!
As Lagunas ficam a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, então é aconselhável que se tome cuidado e se locomova mais devagar. Eu pulei, rodei e não senti nada! Mas não vale o descuido.
É um lugar de paz, em um extremo silêncio para refletir e admirar. Não sei mais o que escrever...Acho que as fotos conseguem traduzir minha falta de palavras!
Nesse dia fiz poucos vídeos :( mas reuni tudo em um vlog para vocês acompanharem.
E para acabar, os créditos do look (do que da para ver!):
Ah! Vale lembrar que lá em cima o frio é beeeem rigoroso e venta muito! Então a roupa tem que ser bem quentinha em várias camadas e de preferência com um casaco que corte o vento.
Camisa Jeans: Pop Up Store | Moletom: C&A (Capricho) | Casaco: Quechua na Decathlon | Legging: C&A | Bolsa: Schutz | Tênis: Timberland | Óculos: Spektre