Trip Tips | Atacama: ‘Centro da Cidade' + Infos

24 junho 2014 | 11:13 4 comentários

Tô de volta com tudo!
Como contei nesse post aqui, tirei uma mini férias e fui para o Chile!
Realizei um dos sonhos da minha vida e conheci San Pedro de Atacama. Voltei completamente apaixonada e encantada. Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que já vi, as belezas naturais são INACREDITÁVEIS, coisa de filme, sonho, ou sei lá o que.rs
Fiz MILHARES de fotos e a partir de hoje foi dividir um pouquinho com vocês.
Separei pelos passeios que fiz para não ficar muito grande e cansativo.

Resolvi começar contando sobre o Centro da Cidade, que se resume basicamente na Calle Caracoles e mais algumas infos gerais.

onde fica/como chegar:
Como já disse lá em cima, San Pedro de Atacama fica no Chile e o jeito mais fácil de chegar é o seguinte: voo até Santiago e de lá ir de avião ou ônibus até Calama - eu fui de avião pela Lan e demora 02:00. Chegando em Calama, ainda tem uma viagenzinha de mais ou menos 01:00 hora de carro até San Pedro.

planejamento da viagem:
Gente, normalmente sou bem 'metida' nesse assunto e faço tudo sozinha! Compro passagens, reservo hotéis, seleciono passeios e por ai vai. Mas confesso que depois da viagem ao Peru, fiquei meio 'cansada'. Foi uma viagem super trabalhosa de se planejar e no fim senti que acabei perdendo tempo e não fiz alguns passeios que gostaria, por conta de horários que não consegui encaixar.
Por isso, assim que decidi ir para San Pedro de Atacama, comecei a procurar agências e pela primeira vez em anos fiz uma viagem já com tudo fechado e não me arrependi em nada! Fui pela Explora.
Eu acredito que no fim, colocando TUDO na ponta do lápis ainda ficou mais barato do que eu fazendo sozinha. Fora que a organização para os passeios é outra coisa! Sozinha, raramente consegue viabilizar dois lugares no mesmo dia. Com esses pacotes fica muito mais fácil, o que é perfeito para permanências curtas.
Super indico fechar pacotes para esses lugares mais isolados e com atrações distantes.

clima/cuidados:
San Pedro de Atacama é um deserto e o clima varia bastante. Na minha opinião essa época que fui é a perfeita!
De manhã tá em média uns 9º, quando o sol sai esquenta um pouco e no meio do dia está um clima ótimo - acredito que fique quase uns 20º -, quando o sol se vai, o frio volta e a temperatura abaixa muito! Teve dia que pegamos 5º/4º.
Mas mesmo assim, as variações não são TÃO extremas.
Fora o clima que é meio 'loucão', o que pega bastante é a baixa umidade (em média 8%), para quem mora o RJ é uma diferença GIGANTE. Por isso que tem que se cuidar muito! Água é sua melhor companheira e tem que beber toda hora. Outro item que nos ajudou muito foi o Maxidrate, um gel nasal - que eu já uso aqui no Brasil -, que evitou o ressecamento extremo do nariz. Além de hidratente corporal e labial.
Fora isso, protetor solar com fator bem alto toda hora - a radiação solar é super intensa.
Se cuidando, a viagem é tranquila e você volta 'ileso'.rs

com vocês, o centro de san pedro de atacama

A cidade é super pequena com cerca de 1.900 de habitantes! Então não espere grandes badalações. O negócio lá é curtir a natureza e apreciar as belezas naturais.
As ruas não são asfaltadas, são todas de barro batido ou pedrinhas. Por isso, esses tênis de aventura  - tipo Timberland -, são itens obrigatórios! Todos os moradores usam e faz uma diferença danada! O meu já conhecia a cidade sozinho. Usei literalmente todas as vezes que sai de dia ou de noite.

Como toda cidadezinha pequena, lá tem uma praça com uma Igrejinha!
Muito fofa, mas que só vi por fora :( Estava em obras de restauração.

As ruas são bem estreitas e todas tem essa cara ai! Tudo bem rústico, mas de um jeito cool. Da pra entender?

É inacreditável que no meio dessa cidadezinha pacata, sem grandes comércios tenha uma The North Face!
A verdade é que os caras são super espertos e mais de 50% das pessoas só usam essa marca, que cá entre nós é beeeem carinha.

Outra opção para comprar roupas de frio, caso você vá despreparado é a RKF
Vende Columbia e outras marcas conhecidas de roupas outdoor.

Lá não rola muitas compras, mas tem MUITAS lojinhas desse tipo ai cheiiia de artesanato! Eu achei tudo muito peruano e acabei não comprando nada.
Para quem gosta de sempre trazer lembrancinhas, essas lojas são ótimas opções.

Lá tem muita gente 'natureba' e vegetariano, então é super fácil encontrar lojinhas desse tipo ai com produtos orgânicos e naturais.
Essa em especial era uma fofura e eu queria trazer a loja TODA! Vendia de comida a cosméticos.

Bicicleta é o principal meio e transporte do centro de San Pedro!
Tem várias lojinhas que algum, custa em média 1.000 pesos chilenos a hora (R$4). Vale muito a pena alugar e dar uma explorada por ai.

No primeiro dia fomos pedalando sem rumo e encontramos uma feirinha ótima, cheia de produtos naturais super frescos.
Um passeio delicioso que vale muito a pena.

Ufaaaa! Acho que é isso...Escrevi muito!!!
Tentei fazer vlogs, mas acabei não me saindo muito bem...rs
Mesmo assim resolvi postar, acho que em vídeo da para ter uma ideia melhor.

Separei os vídeos por dia e os posts de maneira diferente! No próximo post vou mostrar o Valle da Luna e o Valle de la Muerte que já apareceram no vídeo e no fim dos passeios vai ter um post só com os restaurantes que experimentei!