Vamos Valorizar!!!

11 abril 2011 | 15:00 8 comentários


Tô vendo os comerciais da nova novela das 18:00 da Globo, Cordel Encantado, e lembrei de um artista fenomenal que eu amo, e que infelizmente é pouquissimo valorizado aqui no Brasil, que é seu país!!!!

Eu tô falando de J.Borges, ou melhor, José Francisco, que aos oito anos já trabalhava na terra com o pai, aos dez, já fabricava e vendia na feira colheres de pau. Foi oleiro, confeccionou brinquedos artesanais e vendeu livros de cordel. Aos 29 anos, José resolveu que iria escrever cordel. Foi quando fez O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, com xilogravada por Mestre Dila, que vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses.

Como não tinha dinheiro para pagar um ilustrador, J. Borges resolveu fazer ele mesmo: começou a entalhar na madeira a fachada da igreja de Bezerros, que usou em O Verdadeiro Aviso de Frei Damião. Desde então, começou a fazer matrizes por encomenda e também para ilustrar os mais de 200 cordéis que lançou ao longo da vida. Descoberto por colecionadores e marchands, viu seu trabalho ser levado aos meios acadêmicos do país. Na década de 1970, J. Borges desenhou a capa de As Palavras Andantes, de Eduardo Galeano e gravuras suas foram usadas na abertura da telenovela Roque Santeiro, da Globo.


Em 2006, foi tema de reportagem no The New York Times. O escritor Ariano Suassuna o considera o melhor gravador popular do Nordeste.


Suas xilogravuras são impressas em grande quantidade, em diversos tamanhos, e vendidas a intelectuais, artistas e colecionadores de arte. Dono de uma técnica própria de colorir as imagens, atende pedidos para representar cotidiano do pobre, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos populares, a religiosidade, a picardia, sempre ligados ao povo nordestino.


história da vida extraída da wikipedia




J.Borges ainda é vivo! E está por aqui criando imagens lindas!!! E inspirando muita gente, como o arquiteto Marcelo Rosenbaum que já criau uma linha de móveis chamada Caruaru, onde as estampas, eram ilustrações do J.!


8 comentários

Write comentários
11 de abril de 2011 15:03 delete

Olha...que interessante!!
Nao conhecia esse artista, mas conhecia a obra dele (pela abertura de Roque Santeiro).
Nosso país tem tanto talento que infelizmente nao é reconhecido/valorizado....uma pena!!
beijos
www.theangelica.com

Reply
avatar
11 de abril de 2011 15:09 delete

Mto bom o post!!!! Não conhecia o artista...adorei!!!
Beijosss
http://srtadoslacos.blogspot.com

Reply
avatar
11 de abril de 2011 15:13 delete

Eu não conhecia ele, mas a arte dele é demais! Adorei!

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Reply
avatar
11 de abril de 2011 16:10 delete

Temos que valorizar os artistas brasileiros!!!

Passa la
http://alexismake.blogspot.com

esta tendo sorteio!!!

Reply
avatar
11 de abril de 2011 16:29 delete

Adoreiiiiiiii
eh verdade temos q valorizar mesmooooooo

Beijooooo
Monique

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Reply
avatar
Ideia²
AUTHOR
11 de abril de 2011 17:00 delete

Lindo o seu blog, muiito fofo *.*
Fik com DEUS
tô seguindo ;)seg a gente também! Se gostar!
Ah, amei o post PARABÉNS!
http://ideiaoquadrado.blogspot.com/
Bjuss
@IlmaraaRibeiro – Twitter

Reply
avatar
11 de abril de 2011 19:24 delete

ótimo post. Além de linda a xilogravura é muito trabalhosa, né? Haja talento, técnica e dedicação. E as obras dizem muito a respeito da cultura nordestina.

E a novela, parece que será ótima.As propagandas estão até parecendo de minisséries da Rede Globo, que são sempre muito bem produzidas.

bjus

http://bolsacolorida.blogspot.com/

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de junho de 2011 07:55 delete

Sua imagem esta super legal nota 10 pra você thal

Reply
avatar